Off-width: o QUE é, com QUEM aprender e ONDE curtir essa modalidade de escalada no Brasil 🇧🇷
- Luana Pasetti Vanin
- 3 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2024
O termo "off-width" é usado para descrever fendas em rochas que não seguem os padrões tradicionais de largura. Nessas fendas, os escaladores não podem usar as mãos ou pés da maneira convencional, como no ring-lock ou entalamento de punho. Em vez disso, é necessário empregar técnicas que envolvam o uso do corpo para preencher fendas mais largas, ocupando um espaço maior em espessura. Isso pode incluir técnicas como "knee jams", além do uso de ombros e quadris para progredir na escalada.
O que você vai aprender neste artigo:
O que é o off-width
Com quem aprender
Onde estão as melhores fendas de off-width do país
Com quem aprender 🧗♀️
No Brasil, você vai encontrar muitos cursos de escalada em fendas que contemplam ensinamentos de entrada da escalada tradicional: como entalamento de dedo e mão, e manuseio e colocação de peças móveis. No entanto, cursos e oficinas específicos de off-width são pouquíssimos! Vamos lá...
A nossa sorte, é que um dos nomes mais referentes dessa modalidade é uma atleta e escaladora brasileira 🇧🇷. A Gisely, mais conhecida como Brazilian Climber Girl, é natural de Curitiba e vive há anos nos Estados Unidos, curtindo as fendas de off width mais iradas de Utah. E nossa segunda sorte é que 2 vezes ao ano ela vem ao Brasil ministrar um curso de final de semana dessa modalidade. O curso dura 2 dias e acontece em Sapopema, no interior do Paraná!
Além dela, temos outra atleta brasileira, rainha do off-width 🤭 do Parque Nacional do Itatiaia, Endy Bahia Arthur. Não importa o dia da semana, a chance é grande de encontrá-la pendurada por camalots enormes em alguma pedra cercada pelo labirinto das montanhas do PNI. Você pode entrar em contato direto com ela para organizar sua aventura pelo PNI.
Onde encontrar as melhores fendas de off-Width no Brasil 🪨
Sapopema, PR
No interior do Paraná, a 4h30 de carro desde Curitiba, Sapopema é casa de lindíssimas linhas de escalada em fendas e off-widgt. Uma escalada cercadas de orquídeas, que, justamente, dão o nome ao parque da nossa primeira dica: Salto Das Orquídeas
Esse setor de escalada é super recente e ainda não tem um croqui oficial divulgado mas na nossa Comunidade trocamos algumas dicas e te indicamos as melhores pessoas para conversar sobre esse setor!
Parque Nacional do Itatiaia, RJ
Ser o primeiro parque nacional do país, não é a toa! O Parque Nacional do Itatiaia, ou PNI para facilitar, tem uma variedade enorme de paredes e pedras que formam labirintos de infinitas possibilidades de escalada. Lá, é um dos lugares onde você pode experienciar a escalada de um jeito clássico de verdade, pouquíssimas vias tem chapas nas paredes e é necessário muita técnica de escalada em fendas para conquistar as vistas mais belas do parque e viver as aventuras mais incríveis por lá!
As montanhas que você procura por lá para a prática de off-widgt é Colto e Prateleiras. Inclusive, dica extra: esses são ingressos vendidos separados!
Piraí do Sul, PR
Concorrendo como um dos melhores e mais incríveis lugares de escalada do Brasil, os setores de Piraí do Sul são reconhecidos principalmente pelo grande volume de escaladas tradicionais e duras. No meio dessas centenas de vias, algumas se destacam pela modalidade off-width.
Aqui vai algumas dicas de vias para você se aventurar:
Ferro e Fogo
Se Arrependimento Matasse
Varanda dos Sonhos
Pra Levantar a Moral
Conhece outros lugares de off-width que não comentamos aqui? Entra na nossa Comunidade para compartilhar essa dica com mais escaladores e aventureiros!
E aí, bora escalar com a gente?
Comments