Três Hospedagens para Pets Aventureiros: dicas essenciais de Tutores Montanhistas
- Luana Pasetti Vanin
- 16 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de out. de 2024
Amamos nossos aventureiros de 4 patas 🐶 mas sabemos que não são todas as aventuras que eles podem ir conosco. Por isso, neste artigo vamos compartilhar com vocês as nossas melhores dicas de hospedagem pet, próximo de montanhas incríveis (e que amamos muito). E a última hospedagem é a que mais amamos!
Em 2023, mais um integrante passou a fazer parte da nossa Família Wikiloucos!! O Petzl, carinhosamente apelidado em homenagem à marca de equipamentos de escalada francesa, é um Border Collie, Blue Merle, com displasia coxofemural genética mas cheio de energia para encarar boas aventuras! O primeiro ano com ele foi cheio de desafios, e o principal impacto que percebemos é que deixamos de ir para a montanha o tanto que íamos antes dele chegar. Ficávamos preocupados em deixá-lo em hotelzinho por muitos dias, ou deixá-lo com algum DOG HERO pelo final de semana todo, queríamos criar e fortalecer a conexão com ele além de colocá-lo na nossa rotina.. então a saída foi encontrar hospedagens pet estratégica perto das nossas montanhas favoritas.
Veja algumas das aventuras que já fizemos com ele no nosso YouTube 👇
🧗🏼♀️ São Bento do Sapucaí, SP
Não se engane com o charme de Campos do Jordão, a verdadeira preciosidade do inverno paulista para os aventureiros de plantão está em São Bento do Sapucaí. A pequea cidade é casa da icônica Pedra do Baú, com 1950 m de elevação, suas paredes são palco de escaladas tradicionais clássicas do país como a Via Transbaú.
No entanto, para um dia de escalada ou trilha pelo MONA Pedra do Baú você não pode levar o seu cãopanheiro. A única excesão, é poder caminhar com seu aumigo na estrada desde portaria do Bauzinho até a pista de salto de parapente. Apesar da caminha curta você pode curtir um sorvete Itabaú com água de coco fresca na lanchonete e acessar o belo mirante para a paisagem da Pedra do Bauzinho e Baú.
Mas se sua aventura é mesmo na montanha: escalada, via ferrata ou caminhada pelas trilhas autoguiada do parque você precisará deixar seu cachorro em casa ou no PET CARE. E aqui vai nossa primeira indicação: Hotel Pet Lucão
O Lucas, dono do empreendimento, é veterinário, o que é já dá uma baita calma para a mãe de pet de primeira viagem! Lá você pode deixar o seu amicão durante o dia ou para pernoite, o espaço não é muito grande mas os cachorros tem acesso a uma fonte de água fresca, são separados por tamanho para as brincadeiras e tem local coberto para dias de chuva.
Neste vídeo mostramos nossa aventura na Via Lixeiro, que conseguimos fazer tranquilamente pois o nosso pestinha estava bem lá no Hotel Pet Lucão!!
Além disso, a 📍localização, para os tutores, é super estratégica, partindo do centrinho de São Bento você precisa passar em frente ao Hotel Pet Lucão para chegar nas portarias do parque.
🧗🏼♀️ Parque Nacional do Itatiaia, RJ
Um dos destinos mais icônicos de montanha que temos por aqui e o primeiro parque nacional do Brasil. Esse é o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) e como todos os parques nacionais do país a entrada de animais domésticos é proibida 🚫
Na época que fomos para lá o Petzl era ainda bem pequeno e foi a primeira vez que deixamos ele num pet care, eu (Lua) estava A-PA-VO-RA-DA mas fomos super bem acolhidos pelos queridos donos da Jr. Ita Dog, a hospedagem fica na cidade vizinha ao parque, Itamonte. Desde o conhecido Hostel Picus são aproximadamente 30 min de carro.
O local é pequeno mas super bem cuidado, limpo e colorido, eles oferecem day care e hospedagem, com a possibilidade de incluir banho no pacote! Eu fiquei super feliz de ver que eles estão sempre buscando conhecimento sobre comportamento e cuidado animal, eles proprocional várias atividades cognitivas para os cachorros durante o dia, foram os primeiros a notarem as características da displazia do Petzl e apesar de não termos voltado lá, eles sempre nos mandam mensagens para saber como o ele está 🥰
🧗🏼♀️ Parque Estadual do Pico Paraná, PR

Finalmente E MAIS IMPORTANTE (😅 honrando minhas origens paranaenses): imagina você partir para uma aventura no Pico Paraná - ou outras montanhas da região - sabendo que o seu companheiro de quatro patas está vivendo uma aventura a parte? Esse é o mais novo pet care conhecido da nossa família e virou favorito por aqui, a Chácara Vira e Late Pet Hotel
Durante a pandemia os donos (uns queridos) desativaram o salão de eventos e tranformaram o terreno que antes recepcionava grandes festas de casamento ao ar livre em um hotel e day care pet, com direito a lago com patos e TRILHA! Sim, TRILHA 🥾
Os cachorros são separados por tamanho, lá tem um espaço enorme coberto para os dias de chuva. Eles tem serviço de leva e traz e contam com visitas de profissionais veterinários e comportamentalistas. É possível acompanhar o dia do seu pestinha pelos vídeos nos stories do instagram e receber mensagens personalizadas e cuidadosas com o relatório do dia do seu filhote.
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a melhor organizar as suas aventuras na montanha ⛰ Tem alguma outra dica de hospedagem pet perto de um lugar de montanha que você conhece? Compartilha aqui para mais tutores aventureiros poderem curtir a montanha sabendo que seus amigões estão sendo bem cuidados 🥰
Comentarios