top of page

Piraí Do Sul: As dicas essenciais para você curtir esse paraíso da Escalada Brasileira

  • Foto do escritor: Luana Pasetti Vanin
    Luana Pasetti Vanin
  • 14 de out. de 2024
  • 5 min de leitura

Se você é escalador, você precisa conhecer esse lugar! Piraíso, como é conhecido pelos escaladores da região, é, de fato, um paraíso da escalada. Com +600 vias abertas em diversos estilos (Esportivas, Tradicionais e Mistas) e variando entre os graus de entrada até vias de 11o grau brasileiro, eu ouso dizer que Piraí do Sul é a nossa Indian Creek Brasileira.


O que você vai aprender com este artigo:

  • Onde fica Piraí do Sul e como chegar na cidade

  • Qual a melhor época para ir

  • Quais as melhores opções de hospedagem para escaladores

  • Onde comer

  • Informações sobre os setores e croquis de escalada

  • O melhor canal para você acompanhar as novidades da escalada de Piraí


Piraí do Sul, ou Piraíso, é uma pequena cidade do interior do Paraná, com um pouco mais de 23 mil habitantes e localizada a 190 km da capital, Curitiba. Isso dá aproximadamente 2h45 minutos em uma viagem de carro 🚘


Isso nos leva para ao primeiro tópico desse artigo: Onde fica e como chegar em Piraí do Sul


A localização de Piraí do Sul é bastante estratégica pois está próxima de 2 grandes cidades do estado do Paraná: Ponta Grossa e Curitiba. Mas não tem muito como escapar: o principal jeito de chegar em Piraí e nos setores de escalada é de carro 🚘 Dica extra: não é necessário 4x4 para enfrentar as estradas até os setores, mas dias de chuva podem deixar a estrada um pouco mais lisa!


  1. De carro desde Curitiba: Você passará pela BR 376 e PR 151. O que dá aproximadamente 2h45 de viagem. Informação extra: essa estrada é bastante movimentada, com sessões que podem ter muita neblina e parte dela é em pista simples, mantenha a atenção sempre!


  2. De carro desde São Paulo: Essa viagem é mais longa mas as paisagens do caminho são belíssimas. Recomendamos o trajeto de 442 km, que passa pelas cidades de Sorocaba e Sengés. Esse percurso leva aproximadamente 6h de carro ⏰ Apesar dos pedágios serem caros (um total de aproximadamente R$ 100) e de boa parte da estrada ser via simples, a pista está em ótimas condições e com apoio de concessionária de rodovia por todo o trajeto!


  3. Para quem vem de muito mais longe e precisa de apoio de vôo ✈️ Existe a disponibilidade de usar os Aeroportos de Ponta Grossa (PGZ) - com menos opções de vôos - ou o de Curitiba, Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB). E de lá seguir viagem com carro alugado, ônibus ou carona.


ree

A parte boa é que, independente da distância da sua viagem, você não perderá essa aventura por conta do clima (a menos que chova muito muito muito mesmo 😅). Então, qual é a melhor época do ano para escalar no Piraíso? Não tem tempo ruim por lá! Durante o verão as temperaturas são amenas próximas da parede e os grandes tetos na rocha protegem as vias abaixo as mantendo secas mesmo em dias de chuva. Além disso, uma condição especial do arenito é que ele se seca muito rápido por conta da sua porosidade!


Chegando em Piraí do Sul, indicamos 3 lugares para você se hospedar e de quebra ainda encontrar parceria de escalada e pegar betas com a galera, pois essas são as hospedagens mais frequentadas pelos escaladores da região:



  1. Pousada Sítio Campina da Casa ($$$): O charmoso celeiro vermelho que rouba a cena dessa hospedagem é capaz de acomodar dezenas de escaladores numa opção de quarto compartilhado. Além da opção de camping ⛺️ no gramado verde e quartos privados, com opção de suíte, na casa principal. O contato para reservas é feito diretamente com a Dona Edina, proprietária da Pousada, pelo link de WhatsApp que você encontra no Instagram @sitiocampinadacasa. Dica extra: se você é adepto do trabalho remoto, aqui é a sua melhor hospedagem de montanha!


  2. Camping no Seu Adão ($): Essa área de acampamento fica dentro da propriedade do Seu Adão, onde ficam os primeiros setores de escalada de Piraí, o Setor Corpo Seco e Torre dos Ventos. A estrutura conta com banheiro e chuveiro com água quente. Para mais infos indicamos acessar o Instagram do @piraiescalada


    Confira nosso final de semana no Camping do Seu Adão durante o ConfraTrad de 2022, quando também conhecemos os Setores Corpo Seco e Torre dos Ventos!




  1. Camping Chácara Invernada ($): Esse camping fica na propriedade de acesso aos setores Amigos, Araucárias e Pedras Brancas. A estrutura conta com banheiro, chuveiro com água quente, cozinha semi equipada (alguns utensílio, geladeira, fogão, pia, mesas, cadeiras) e em dias menos frequentados a internet funciona até que bem! Para mais infos indicamos acessar o Instagram @chacara_invernada


Nenhum desses lugares fornece alimentação, com isso deixamos agora uma dica de onde comer em Piraí do Sul.


Confesso que essa será a dica mais simples deste artigo pois frequentamos poucos lugares para comer por lá, a melhor prática é mesmo levar a sua própria comida e preparar no acampamento ou na pousada. Mas segue alguns lugares que podem ser estratégicos para matar a fome no pós climb!


  1. Bitrô Rocha: @bistrorocha Restaurante, Hamburgueria, Pizzaria, Comida Italiada e Japonesa! Sim, eles tem de tudo mas nossa indicação mesmo são os hamburgueres!


  2. Posto 090: Fica na estrada logo antes de você entrar na sessão de estrada de chão para chegar nos setores. A conveniência é bastante completa com opções de salgados, refris, doces, etc..


  3. Dica extra e imperdível: Se depois do seu final de semana de escalada você tiver chance, te indicamos a parar em Ponta Grossa (apenas 50 min de distância de Piraí do Sul) para saborear a deliciosa pizza El Chaltén (e outros sabores) da La Base Pizza Pub. A pizzaria é toda inspirada no mundo da montanha e da escalada, cheia de histórias pelas paredes e foi fundada pelos escaladores Ítalo Miara e Willian Lacerda, que você pode encontrar pendurados pelas paredes de Piraí do Sul e região.


Neste vídeo você vai conhecer mais sobre o Setor Araucárias e os primeiros deliciosos minutos da gente comendo na La Base Pizza Pub!




Agora vamos ao que interessa: Informações sobre os setores e croquis de escalada 🧗‍♀️


São 5 setores ⛰ divididos em 2 acessos e um total de mais de 1000 vias! Dica extra: você consegue facilmente se locomover (de carro) entre os dois acessos, eles ficam muito próximos!


  1. Setores Corpo Seco e Torre dos Ventos com acesso pelo terreno do Seu Adão 🔗 Link do Croqui aqui


  2. Setores Araucárias, Amigos e Pedras Brancas com acesso pela Chácara Invernada 🔗 Link do Croqui aqui


ree
Ed Padilha e Will Lacerda, Temporada de escalada no verão de 2023/24 em El Chaltén.

As conquistas das vias de escalada em Piraí do Sul iniciaram em 2011 pelo conhecido trio (que até Deus duvida do que já fizeram) de escaladores Edemilson Padilha, Valdesir Machado e Willian Lacerda (sim, o mesmo da pizzaria). O primeiro setor a ser consolidado foi o Corpo Seco, desvendando o potencial da região para a escalada tradicional! Logo depois em 2013, deu-se início a conquista das vias no Setor Amigos. Mas foi mesmo no Carnaval de 2023 que as coisas mudaram e em apenas 3 meses mais de 100 vias foram abertas no hoje conhecido Setor Araucárias, residência de vias duras e negativas mas aproximação curta! E ainda mais recente é possível explorar as belas escaladas do setor Pedras Brancas, setor que levou o destaque na ConfraTrad de 2024.


E te conto que não para por aí, não é difícil encontrar os escaladores e conquistadores Ed, Val e Will abrindo vias durante o final de semana!







Para acompanhar todas a novidades te convidamos a participar da nossa Comunidade o WhatsApp, se inscrever no nosso canal do Youtube e também a seguir a página @piraiescalada no Instagram!


E aí, bora escalar com a gente? ☺️




 
 
 

Comentários


bottom of page